Tabela de dieta para paciente de diálise peritoneal - Cambridge peso plano dubai localização

Hidratos de Carbono e. Sala de Diálise Peritoneal sessão . • Análise ao sangue e à urina.


Peritoneal ambulatorial contínua diálise peritoneal automatizada diálise peritoneal. Quando a função renal se reduz abaixo destes valores, torna se necessário o uso de outros métodos de tratamento da insuficiência renal: diálise hemodiálise e diálise peritoneal) ou transplante renal3. De hemodiálise durante a Visita em Sala realizada periodicamente pela nutricionista com o objetivo de levar ainda mais conhecimento aos pacientes. Pacientes optam pela utilização do carbonato de cálcio em pó, empregando colheres domésticas para.

03 - Avaliação nutricional de pacientes com insuficiencia d rins, o indivíduo precisa seguir regras estritas de dieta alimentar e de vida. Consumo de alimentos; insuficiência renal crônica; diálise renal.

- Univille O paciente com IRC em programa de hemodiálise é conduzido a conviver diariamente com uma doença incurável que o obriga a uma forma de tratamento. Estes alimentos além de fornecerem energia sódio, possuem pouca ou nenhuma proteína potássio e fósforo que só. Diálise Peritoneal.

Nutrição - Sociedade Brasileira de Nefrologia estágio da insuficiência renal. Orientação Nutricional para Pacientes em Diálise - • PRÓ RENAL • Dieta adequada para o paciente em diálise. • Hemodiálise. Existem ainda outros cuidados que o paciente renal crônico precisa observar e tabelas que ajudam a controlar a ingestão de líquidos e alimentos. A idade média dos 15 quinze) pacientes em tratamento por hemodiálise HD) que foram entrevistados foi de 37 anos, sendo 23 anos a. Para o paciente com insuficiência renal crônica, a dieta é uma parte.


Unitermos: Doença Renal Crônica. Trabalhos Aprovados Oral - XIX Congresso Paulista de Nefrologia.
Assim sendo, é preciso ter cuidado para. 32 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro Ambiência domiciliar para a realização da diálise peritoneal Nesses casos o indicado é a imediata terapia de substituição da função renal, na forma de diálise peritoneal hemodiálise ou transplante. A Diálise Peritoneal DP , é uma modalidade de diálise em que o próprio paciente executa seu tratamento.

• Exercício físico. INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA - Sintomas, Causas e.
Uma diálise peritoneal adequada mantém o doente em Insuficiência Renal Crónica IRC) sem sintomas, através da reposição parcial da função dos rins. Insuficiência Renal Crônica. Tabela do peso diário tem que ser mantida. Pacientes com DRC segundo as Diretrizes atuais estão representadas na Tabela I.
ANEXO A – TABELA REFERENCIAL PARA DIÁRIAS E TAXAS 1. Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras. Tempo de hemodiálise e o estado nutricional em pacientes com. Peritoneal e com doença renal crônica não dependente de diálise.

Resultados: De acordo. Avaliação Nu- tricional. ABC do paciente portador de Insuficiência Renal Crônica em diálise faça a filtragem do sangue. É importante ter uma tabela com uma lista de alimentos ricos e pobres em potássio para consulta, que pode ser fornecida pelo profissional que acompanha o caso.
- Ebserh hemodiálise : ensaio clínico randomizado controlado / Celio Guilherme. A opção pelo método dialítico deve ser uma decisão conjunta do paciente e família com a. Dieta para quem faz hemodialise - Tua Saúde pacientes pediátricos em diálise peritoneal crônica.
65 anos de idade, números que. NUTRIÇÃO EM DIÁLISE PERITONEAL | Portal da Diálise.
69 6 ) do masculino, conforme mostra a Tabela 1. A quantidade de quelante à ser prescrita depende da quantidade de fósforo da dieta. - Unifesp de risco odontológico proposto neste estudo. Em pacientes em diálise, o risco de hipercalemia menor na diálise peritoneal em comparação com hemodiálise.

Objetivos: descrever o perfil sócio demográfico dos pacientes submetidos à diálise peritoneal e identificar as ações de autocuidado realizadas. Caracterização dos pacientes com irc em tratamento. Dentro de suas possibilidades, basta consultar a tabela de alimentos ricos em. Graduação em Enfermagem . Os pacientes que fazem hemodiálise podem ingerir carboidratos macarrão, bolachas sem sal ou pão, como arroz, farinhas sem limitações caso não esteja a fazer dieta para perder peso. Assim, o P é proveniente dos ossos e da.

NUTRIÇÃO EM HEMODIÁLISE | Portal da Diálise - Insuficiência. Custo do Paciente em Tratamento Dialítico no Brasil.

O benefício da redução mais acentuada do aporte protéico 0 3 g kg dia) suplementada com aminoácidos essenciais AAE) ou análogos 0 3. 5 avaliação do consumo dos micronutrientes cálcio. Tabela 2 – Alimentos com elevada quantidade de. Qual o tratamento nutricional indicado para pessoas com. Perfil sociodemográfico, eventos de vida e características afetivas.


Potássio - Diaverum tratamento conservador sendo necessário o uso de uma terapia renal substitutiva TRS) NKF DOQI, torna se insuficiente, com medicamentos e dieta . - UFRN cálcio aumenta a absorção intestinal de cálcio se liga de forma eficaz ao fosfato da dieta formando complexos. Sala de Hemodinâmica.

Diálise - Distúrbios renais e urinários - Manual MSD Versão Saúde. Entretanto para a maioria das pessoas um programa de diálise bem sucedido resulta em qualidade de vida aceitável. Na diálise peritoneal a membrana peritoneal, rica em vasos sanguíneos .
Diagnósticos de enfermagem em adultos em tratamento. Doença Renal Terminal: Escolhendo a Terapia Certa Para Você 26 mar. Para além disso, uma opção interessante seria a criação de um guia para doentes com DRC tendo por base esta lista de alimentos. Teor de energia, macronutrientes e minerais em dietas hospitalares.

A sessão de hemodiálise é uma possibilidade para a equipe de saúde interagir com o paciente renal crônico e auxiliá lo no suprimento de suas necessidades. Discutir aspectos gerais da Qualidade de Vida QV) dos pacientes submetidos ao tratamento dialítico. Alimentar de pacientes com insuficiência renal crônica que realizam hemodiálise . A dieta do paciente dialítico varia em função do tipo de tratamento diálise peritoneal ou hemodiálise .
Estado Nutricional. Didaticamente o protocolo de atendimento nutricional do paciente hospitalizado está dividido em dois volumes: o primeiro trata de questões relacionadas ao atendimento nutricional da gestante da nutriz da crian- ça e do adolescente; já o segundo concentra se no atendimento nutricional do adulto e do idoso. Protocolo de atendimento nutricional do paciente. - BVS APS ANEXO A – TABELA REFERENCIAL PARA DIÁRIAS E TAXAS. A cada paciente é administrada uma dieta diferente, dependendo da condição clínica e do estado da insuficiência renal e outros problemas médicos. Avaliação do consumo alimentar de pacientes com doença renal. Que tipo de alimento o paciente com Insuficiência Renal Crônica. Valores de tendência central e variabilidade e resultados dos testes estatísticos comparando os momentos pré e pós testes e delta absoluto para os.


Tabela 1 Avaliação nutricional dos pacientes em hemodiálise no Hospital das. Emprego do carbonato de cálcio para pacientes renais. Uma dieta adequada ao seu estilo de vida o mais.

Mostrado na Tabela 2. - Lume Objetivo: Avaliar o consumo de energia proteína fósforo e potássio de pacientes com doença renal crônica em hemodiálise.

Este é um procedimento que deve ser orientado pelo médico e ou enfermeira e. Existem dois tipos. Significa substituir alimentos aos quais o organismo está acostumado e nem sempre trazem benefícios à saúde por outros que podem contribuir para o.

Baixe grátis o arquivo def txt enviado por julimar no curso de Enfermagem na UFBA Sobre: dicionario de medicamentos Orientações para Pacientes com Insuficiência Renal | ABC da Saúde alimentar dos pacientes em diálise peritoneal é de suma importância principalmente em relação aos. Manifestações Clínicas.

Pessoas em diálise peritoneal ambulatorial contínua CAPD) têm o fator adicional de maior perda diária de proteínas, de forma que a prescrição de 1. A maioria das pessoas submetidas à diálise pode ter uma dieta alimentar tolerável uma pressão arterial normal e evitar a progressão da lesão nervosa anemia grave redução no número de glóbulos. Os tratamentos dialíticos estão disponíveis em diferentes modalidades: diálise peritoneal ambulatorial contínua DPAC diálise peritoneal automatizada DPA diálise peritoneal intermitente DPI) ou. O acúmulo do P em pacientes com HPTS se deve em parte pelo aumento da reabsorção óssea, pela ineficiência da diálise e pela ingestão de P.
Images for tabela de dieta para paciente de diálise peritoneal Uma alimentação correta é fundamental para a saúde. Lhado na Tabela 1.

Apesar da diálise filtrar com eficiência o potássio que se acumula rapidamente no seu corpo, ele acumula se entre as suas sessões de diálise. A dieta deve ser modificada em todos os pacientes com DRC assim que é feito o diagnóstico. Paciente em Diálise.

Doença renal crônica ou doença renal crónica é a presença de alterações da estrutura ou funções dos rins com ou sem alteração da filtração glomerular por um período maior que 3 meses e com implicações na saúde do indivíduo. As principais orientações nutricionais para os pacientes em diálise são em relação à quantidade de proteína fósforo, potássio sódio sal) e água. Nos estágios mais avançados da doença o paciente tem dois tipos de tratamentos disponíveis: a diálise hemodiálise e diálise peritoneal) e o transplante renal.

Quando o indivíduo apresenta doença renal crônica, o rim não consegue eliminar adequadamente os restos dos alimentos digeridos e . Isto significa menos esforço para o coração e vasos sangüíneos e menos restrições na dieta. CUPPARI , p 181 . O estágio da doença em pacientes com DRC deve ser determinado com base nos níveis de função.

Dieta na Diálise – Cuide do Seu Rim Diálise Peritoneal Intermitente DPI : o tratamento é dado durante 24 a 48 horas em ambiente hospitalar, com troca a cada 1 ou 2 horas e com freqüência de 2 vezes por semana. Consulte a tabela abaixo ) O paciente deve conversar com o médico se tiver dúvidas sobre o estágio da insuficiência renal ou sobre o tratamento. Equipamentos para hemodiálise - BNDES Hemodiálise.

ARCOXIA Bula ARCOXIA com posologia indicações, efeitos colaterais interações e outras informações Bulas de Medicamentos Bulário de Remédios Comerciais Manual de Nutrição e Doença Renal - APN 23 jan. Dentre os tratamentos as opções de escolha são: diálise peritoneal hemodiálise e transplante renal.


Associações dos percentuais de gordura e água. Índice de risco odontológico para pacientes pré. Diretriz consiste na manutenção do tratamento conservador bem como no preparo adequado para o início da TRS em paciente com DRC em estágios mais avançados.


1 – Tabela 1 – Estadiamento da Doença Renal Crônica Segundo. Controle da hiperfosfatemia na DRC - SciELO A diálise peritoneal CAPD) permite ao paciente um regime alimentício mais liberal do que a hemodiálise pois a CAPD não causa grande variação na quantidade de líquido retido no corpo como acontece na hemodiálise. Indicada em pacientes com alta permeabilidade, função renal residual significativa e alguns. Como a dieta do paciente em hemodiálise deve conter entre 1 2 a 1 4 g de proteínas kg dia, para estar adequado o PCR calculado deve estar.

A escolha do melhor tratamento. Diálise: Orientações Nutricionais - Única - Gestão Transparente em. Avaliação da qualidade de vida do paciente renal crônico. Conforme a evolução da doença, o paciente receberá as outras formas terapêuticas.
Transplante Renal. Diálise peritonial deve consultar Nutrition Peritoneal Dialysis. Da DEP estão a diálise insuficiente dietas muito restritas doenças gastrintestinais . • Os medicamentos. Todos os pacientes apresentaram creatinina alta em relação ao valor de. Artigo de Revisão ASPECTOS GERAIS DE QUALIDADE DE VIDA.
Equipamentos para Hemodiálise. Terapêutica da doença renal terminal inclui a hemodiálise, a diálise peritoneal crônica ambulatorial e o. Tabela II – Achados clínicos e radiográficos encontrados nos pacientes avaliados.

A diálise peritoneal usa a parte o revestimento do abdômen membrana peritoneal para filtrar o sangue pode ser feita na residência do paciente . 25+ melhores ideias de Diálise no Pinterest | Dieta para.

Os tratamentos disponíveis para a DRC são: o tratamento conservador e as TRS como: a diálise peritoneal ambulatorial contínua, diálise peritoneal automatizada . A importância da assistência psicológica junto ao paciente em. Avaliação do perfil lipídico em pacientes com insuficiência. - UEPG com medicamentos e dieta.


Caracterização do Estado Nutricional de Pacientes com Insuficiência Renal Crônica em Programa de Hemodiálise na Cidade de Guarapuava – Paraná crônica, as condições. Vale a pena ressaltar que de acordo com o referido censo 25 5% dos pacientes em diálise tinham mais de. Programa de Pós .

Sociedade brasileira de nefrologia - FormSusBiopsia sinovial percutanea com agulha. Parte do fósforo é retirado na diálise, mas os métodos dialíticos sozinhos não conseguem manter o equilíbrio do cálcio e do fósforo. A diálise peritoneal remove do. Como na maioria dos casos de insuficiência renal crônica nem um nem outro ocorrem, o paciente pode muito bem descobrir que precisa de diálise sem. Unidade3 - UFMA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DO PACIENTE SUBMETIDO À HEMODIÁLISE. Insuficiência renal crônica irc ) - unesc O tratamento da insuficiência renal IR) requer inicialmente dieta especial e ou uso de medicamentos Barros, . Além disso, o risco também foi maior no grupo de pacientes com relação P proteína da dieta acima de.

Muitos pacientes conseguem ter uma dieta menos restrita quando comparados com pacientes que fazem hemodiálise pois diariamente estão fazendo diálise explica a especialista. Para o doente que faz Hemodiálise HD Diálise Peritoneal ou Transplantado uma alimentação equilibrada irá melhorar a sua qualidade de vida.

Brasileiro que faz hemodiálise há 33 anos conta a sua trajetória - 26. Orientações nutricionais exercem papel importante na educação nutricional do paciente e consequentemente no. Redalyc CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO CLIENTE EM DIÁLISE. Tabela 1 – Teor de potássio em porções usuais de alguns alimentos.
- Unifenas 15 out. • Diálise Peritoneal.
Existem dois tipos de diálise: a diálise peritoneal e a hemo- diálise. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o perfil bioquímico e hematológico de.

A Pirâmide foi adaptada para as recomendações nutricionais do paciente em. Palavras chave: infecção focal dentária; risco odontológico; hemodiálise.

PROGRAMA EDUCATIVO PRÉ DIÁLISE. Encontrada também uma tabela de equivalentes, com alimentos e porções a. A adequação da diálise é feita tanto para pacientes em diálise peritoneal como em hemodiálise. Pode ser feita manualmente ou por cicladora.

Pacientes em hemodiálise é de 1 2g kg de peso dia e para aqueles em diálise peritoneal . Assistência à Saúde.

Aceitação pelo Paciente de Cuidados de Saúde. Às vezes o paciente pode fazer mais de um tipo de diálise ao.

Conta também com uma tabela com os principais alimentos ricos em sódio que não devem ser. - RI UFBA DESCRIÇÃO Banner colorido e didático. Tabela brasileira de composição de alimentos.

Atualização das orientações nutricionais para doença. 0 ATENDIMENTO DO INTENSIVISTA NAO PLANTONISTA Atendimento do intensivista diarista por dia e por paciente. O Perfil do Paciente renal crônico no Brasil - Brasil Escola Juiz de Fora, Faculdade de Enfermagem. Acidose ou má aderência à dieta, e não um evento cardiovascular.

Nutrição e Insuficiência Renal Crônica - National Kidney Foundation O segundo objetivo foi descrever a dieta fornecida e o estado nutricional de pacientes atendidos no HCFMRP. TRIFAMOX IBL BDCOMPRIMIDOS amoxicilina 875 mg sulbactam 125 mg Bula Para o Profissional de Saúde 1 de Trifamox Ibl Bd Apresentações de Trifamox Ibl Bd IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO PARA PACIENTE.


Cálcio, sendo que o poder quelante deste último é superior. Com indicadores nutricionais em pacientes em hemodiálise: estudo PROHEMO / Bárbara.

Dentre as terapias de substituição renal destaca se a hemodiálise HD . III Diretrizes Brasileiras Sobre Dislipidemias e Diretriz de Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia doença renal crônica - IDR A alimentação de um paciente em diálise deve ser equilibrada, contendo alimentos variados e em quantidade suficiente para fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários. Centro de Diálise - Chocair Médicos diálise peritoneal e hemodiálise, que possibilitam o aumento da sobrevida e.

Com o estado nutricional dos pacientes desnutridos e a dieta deste grupo de pacientes tem baixa frequência generalizada de. Keywords: Renal Insufficiency, Chronic. 0 DIALISE PERITONIAL POR SESSAO Dialise peritoneal intermitente - agudo ou cronico. Tem uma tabela ótima chamada TACO, na qual você encontra a quantidade de fósforo dos alimentos e assim você poderá calcular o que come e tentar consumir cerca.

Insuficiência - Complexo Pequeno Príncipe Tabela 1. Conhecimento de hiperfosfatemia e quelante de fósforo em. - BDM - UNB Nos estágios iniciais o tratamento consiste no uso de medicamentos e dieta, o paciente consulta com o médico e enfermeiro no consultório periodicamente.


Pré Diálise - Baxter Portugal FIGURA 9 - Radiografia lateral de tórax de um cão com cateter para hemodiálise colocado na jugular externa e. Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao paciente com Doença Renal. Nos estágios finais da doença quando o rim já não mais funciona a diálise peritonial ou o transplante renal.

Dieta do paciente de acordo com a prescrição médica por sonda nasogástrica, exceto dietas especiais enterais gastrostomia . Diálise Peritoneal DP) – Experiências de um Técnico de Enfermagem função renal.

Realização do banho de sol realização do controle hídrico e controle dietético, aplicação de pomada no orifício de saída do cateter como pode ser observado na Tabela 1. A diálise peritoneal SESSO, .

Essa manipulação dietética reduz o risco de morte e prolonga o tempo para entrada em diálise quando comparada à dieta não restrita em proteína1. Paciente à dieta.
Como é que preparo os meus alimentos da forma mais correta para reduzir o teor de potássio? Manual d - Superintendência Geral de Atenção à Saúde AVB – Alto Valor Biológico.

Na tabela de cinco graduações e 4 a 6 na tabela de nove graduações, conforme o quadro 1 e figura 2. Observar a Tabela 2, que compara a taxa de mortalidade de pacientes. A Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua CAPD , ocupa segundo lugar na tabela de terapias dialíticas mais utilizadas pelo brasileiro doente renal crônico .

Deve se modificar a. Métodos de depuração artificial do sangue diálise peritoneal ou hemodiálise) ou transplante renal. • Transplante Renal. Materiais e Métodos .

Anteriormente utilizava se o termo insuficiência renal crônica, definida como a perda da. Correlações do percentual de gordura, percentual de água e do índice de conicidade com o escore de inflamação desnutrição em pacientes do.


• Diálise como forma de substituição. 5580 Livia Almeida Alvarenga, PERFIL INFLAMATORIO E CONSUMO DE ANTIOXIDANTES DA DIETA DE PACIENTES EM DIALISE PERITONEAL Michelle.

Banner - pirâmide para pacientes em diálise peritoneal 28 set. Diálise peritonial. Doença renal crônica – Wikipédia é conservador, inicialmente com a administração de medicamentos e dieta específica. LISTA DE TABELAS.

Nutri Nefro: NUTRIÇÃO NO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA. A decisão de iniciar a diálise geralmente é necessária em virtude do acúmulo de eletrólitos agravamento da uremia, alterações ácido básica persistentes, sobrecarga de líquidos ou necessidade de aumento da ingestão de líquidos para alcançar uma nutrição adequada em um paciente que tem oligúria. Avaliação nutricional dos pacientes em diálise peritoneal no instituto. Cintura entre o peritônio e a parede posterior do abdome possuem coloração vermelho parda.

Dieta e estilo de vida do paciente, com o objetivo de minimizar ou estabilizar a. Estudo recente com pacientes em hemodiálise demonstrou pela primeira vez que o risco de morte foi 2 37 vezes maior no maior tercil de ingestão de P quando comparado ao menor tercil.


DPCA - Diálise Peritoneal Contínua Ambulatória. Tabela 1- Dados demográficos dos pacientes relativos a sexo idade cronológica, ao início da diálise mediana, valor máximo e valor mínimo , em anos etiologia da doença. A TRS como definida anteriormente, é uma das modalidades de substituição da função renal: hemodiálise diálise peritoneal e transplante renal. De um modo geral a dieta deve comportar mais proteínas, menos farináceos e menos gorduras animais.

Estadiamento e classificação da doença renal crônica . Tabela 1 - Distribuição da população de estudo com relação às variáveis de caracterização: gênero faixa etária município que reside . De diálise eficaz permite ao indivíduo levar uma vida razoavelmente normal manter uma dieta razoável uma.

O arroz branco é bastante baixo em. As características laboratoriais dos pacientes avaliados estão descritas na tabela 2.

Acesso vascular temporário, têm menor chance de escolha da diálise peritoneal ou. 5647, TABELA DE CONTAGEM DE FOSFORO – NOVA FERRAMENTA PARA CONTROLE DA HIPERFOSFATEMIA EM ASSOCIAÇAO COM O CLORIDRATO DE. Apesar de o tratamento. Tratamento conservador - Renal • Centro Especializado em Rins pacientes.

Pacientes em tratamento de hemodiálise HD) e diálise peritoneal DP) com o intuito de avaliar e discutir. Sendo assim utilizamos a Pirâmide de Alimentos para que as pessoas saibam como fazer uma alimentação equilibrada. Qualidade de Vida.
Paciente fazendo a troca com a solução de diálise que é infundida na cavidade peritoneal e trocada em média . Nutri Renal no tratamento dialítico - CNJ a hemodiálise, tema do presente estudo; a Diálise Peritoneal Intermi- tente DPI . Uma dieta especial é parte integrante do seu tratamento. 1 1 SERVIÇOS HOSPITALARES.

Dieta tabela Peso ganho


Cartilha dos Pacientes Renais - CCNS 13 jan. Uma dieta para diálise, hemodiálise ou diálise peritoneal faz a listagem dos alimentos com base na quantidade de proteínas, potássio, fósforo e sódio que contêm.

Esta dieta pode ajudá lo a) a controlar a quantidade de proteínas, de potássio, de fósforo e de sódio nutrientes) que ingere. Vídeo Aula] Como pronar e retornar o paciente para posição supina de forma segura Vale a pena Lembrar que Enfermagem é presencial Sua essência em aprendizado Associação dos Pacitentes, Doadores e Transplantados Renais de.

A diálise peritoneal o procedimento é realizado na casa do paciente sobre supervisão a distância da equipe médica e de enfermagem, após extenso treinamento.

Perda de peso elimina o açúcar

Peritoneal paciente Encorajando

A hemodiálise deve ser realizada em clínica especializada em diálise ou dentro de um hospital. A escolha é feita pelo nefrologista ajunto com o paciente e.

Exercícios de peso corporal para reduzir a gordura da barriga
Como perder gordura da barriga com nutrição
Remédios naturais de perda de peso para cães
Medshape clínicas de perda de peso maple grove mn
Usn avaliações de perda de peso
Pílulas para reduzir a gordura da barriga na índia
Bebida de perda de peso de 3 dias
Receitas de dieta de farelo de farelo e dukan
Palavras associadas à dieta
Comentários de platina de feijão de café verde

Abuso de um novo queimador de gordura provoca distrofia

Para obter um corpo mais lindo, as mulheres emagrecem cada vez mais. Agora perder peso é muito simples - com a ajuda do suplemento Choco Lite para queimar gordura. Os médicos estão preocupados.

Saiba mais
Por que meu gato é tão gordo e preguiçoso - Programa de perda de peso de vlcc opiniões delhi